Publicidade
MidiaFlex
Publicidade
CAMPO GRANDE: Com apoio de João Grandão, Capital recebe 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária
...


Campo Grande recebe até sábado, dia 25, na Praça Ary Coelho, a 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária, que oferece ao público alimentos saudáveis cultivados em acampamentos e assentamentos de Mato Grosso do Sul. O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e tem o apoio do Deputado Estadual João Grandão, que é um autêntico defensor da Agricultura Familiar.



Durante a abertura do evento, nesta quinta-feira (23), o deputado João Grandão parabenizou a organização do evento e o compromisso de produzir alimentos com qualidade. “Essa feira demonstra que a Reforma Agrária é viável, que a Reforma Agrária promove a inclusão, permite que permaneçam no campo e produzam alimentos saudáveis. ”, declarou 



A feira é abastecida com artigos produzidos em 30 assentamentos e acampamentos de MST em Mato Grosso do Sul – incluindo alimentos orgânicos e não orgânicos, mas todos provenientes do modelo familiar de produção agrícola. Aproximadamente 350 pessoas participam do evento.



Há açúcar, geleias, vinhos, cachaças e cafés, entre outros. Melancia, mandioca, abobrinha, mel, doces caseiros e uma série de alimentos sadios, limpos, cultivados sem agrotóxicos e com preços compensadores. A ideia é tornar os alimentos orgânicos e da agricultura familiar mais acessíveis à população, buscando cumprir um dos objetivos da Reforma Agrária: Dialogar com a população das cidades, a partir da produção de alimentos saudáveis em transição agroecológica.



A Feira Estadual da Reforma Agrária, além da comercialização de produtos, contará com culinária da terra, debates sobre alimentação saudável, agroecologia e apresentações artísticas de todo estado. Uma das atrações deste primeiro dia é o grupo Sampri. O músico sul-mato-grossense Dino Rocha faz show na sexta-feira e a cantora Marina Peralta encerra a programação de apresentações no sábado. 



Defensor da Agricultura Familiar



Em 2003, quando deputado federal, não apenas exerceu a relatoria como foi o responsável pela introdução do Artigo 19 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que estabelece a compra, por parte do Governo Federal, diretamente dos agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, Comunidades Indígenas e demais povos e comunidades tradicionais para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.


Envie seu Comentário

Publicidade
Olho Magico
Poderia começar este artigo listando um bom número de companhias que eram líderes em seus segmentos de atuação, mas por não acompanharem as expectativas e mudanças da sociedade, simplesmente deixaram de existir. Afinal, de música e filmes, por exemplo, as pessoas sempre vão gostar.
Publicidade
Foto Materia
O Brasil passa por grandes problemas políticos, econômicos e sociais, como nunca se viu em toda sua história.
Publicidade