Publicidade
MidiaFlex
Publicidade
Espuma de melamina BASF reduz peso e traz segurança ao fogo para assentos de transportes públicos
O novo assento já está em uso no rápido sistema de transporte público que serve a área da Baía de São Francisco e no sistema ferroviário de passageiros que serve Long Island, em Nova York


A espuma de melamina de células abertas da BASF, Basotect®, tem sido alternativa interessante para substituir materiais no estofamento dos bancos de trens de leste a oeste nos Estados Unidos, resultando num assento 90% mais leve do que as almofadas para bancos feitas de espuma tradicional, e mais confortável para os passageiros. Além do peso, a espuma também ajuda a enfrentar outro grande desafio da indústria de fabricação de trens: a segurança contra o fogo.





O novo assento já está em uso no rápido sistema de transporte público que serve a área da Baía de São Francisco e no sistema ferroviário de passageiros que serve Long Island, em Nova York. A novidade foi implementada pela expert em aplicação, Rogers Corporation, com sede nos Estados Unidos, conversora da espuma sob a marca BISCO® MRF-400.



Desempenho e eficiência energética



Com densidade reduzida, a espuma Basotect® ajuda a diminuir o peso total dos assentos, resultando numa significativa redução de peso dos vagões e, consequentemente, melhorando o desempenho a eficiência energética dos trens.



“O baixo peso é uma grande preocupação no setor ferroviário. Quando reduzimos a massa dos vagões por meio dos assentos, ajudamos as autoridades de trânsito a oferecerem um transporte público mais eficiente em termos de combustível, com melhor desempenho geral e maior longevidade", explica Holli Woodard, gerente de desenvolvimento de mercado de Basotect na América do Norte. 



A espuma Basotect® também tem excelentes propriedades de proteção contra incêndios. Ela é feita de resina melamínica, com estabilidade térmica, sendo inerentemente resistente ao fogo, sem a necessidade de adicionar outros retardadores de chamas. “A espuma Basotect da BASF oferece muito valor aos nossos clientes, já que permite que eles atendam aos rigorosos requisitos de peso do vagão e, ao mesmo tempo, cumpram com os requisitos de desempenho e segurança contra o fogo”, considera Faizan Nasir, Gerente de Desenvolvimento de Mercado na Rogers Corporation. A alta resistência a chamas e baixa liberação de fumaça e calor ajudam na capacidade da espuma de atender às principais normas que definem os diferentes requisitos regionais para o comportamento de materiais e componentes usados em trens em caso de fogo. 



Sua flexibilidade e alta elasticidade contribuem para um encosto de banco mais confortável para os passageiros, proporcionando uma experiência mais agradável. A fabricação do encosto de assento de trem requer a capacidade de cortar contornos específicos e detalhá-los na espuma.  Basotect® é ideal nesse sentido, pois tem processamento e recursos de design flexíveis.  Uma ampla gama de opções de corte, como o uso de lâminas, serragem e trituramento, permite que a Rogers Corporation produza peças personalizadas. 



Sobre a espuma Basotect



A espuma Basotect® tem uma gama única de propriedades.  O material de base a torna retardadora de chamas e abrasiva, podendo ser usada em até 240ºC mantendo as suas propriedades ao longo de um amplo intervalo de temperatura.  Devido à sua estrutura de espuma de células abertas, ela é leve, absorvedora de som, isolante térmica e flexível mesmo a baixas temperaturas.  Para mais informações, visite: www.basotect.com



Sobre a Rogers



A Rogers Corporation é líder global em soluções de material para interior de trens. BISCO® e Arlon Silicones incluem uma ampla gama de materiais para uso como selantes de almofada de assento, juntas, antivibração, chãos flutuantes, isolamento acústico, isolamento de bobina, fitas autoadesivas e passarelas articuladas, atendendo às normas de segurança contra fogo, inclusive as 49 CFR238, EN 45545 e BS6853. Essas soluções de longa duração protegem sistemas essenciais, reduzem custos de manutenção e funcionam por toda a vida útil do carro. Para mais informações, visite: www.rogerscorp.com



 



Sobre a BASF



Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. Em 2015, a BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse:www.basf.com.br.




   




 


Envie seu Comentário

Publicidade
Olho Magico
Tempos duros, estes. Além do permanente e sistemático ataque aos direitos dos trabalhadores, agora a moda é o ataque ao conhecimento. Depois da arte, dos museus, a ofensiva atual é contra a universidade pública.
Publicidade
Foto Materia
Continuariam com foro especial apenas o presidente e o vice-presidente da República, o chefe do Judiciário, e os presidentes da Câmara e do Senado
Publicidade