Publicidade
MidiaFlex
Publicidade
Você sabe o que é E-Gov? O Governo eletrônico é rápido, eficiente, transparente e atende 24 horas.
...


Maria Antonia Ribeiro Gonçalves



==========================



Com acesso cada vez maior a internet, a população já expressa interesse maior em procurar informações e orientações junto aos Governos e instituições. Ter um lugar no espaço digital organizado e bem estruturado é desafio dos gestores atuais. São vários os motivos, transparência, diminuição de custos, versão oficial das ações da gestão, lançamento de novos projetos e programas, criação canais de comunicação para situações de emergência, informar públicos específicos.



Daí nasce à necessidade dos administradores perceberem que é preciso construir um governo eletrônico através de portais, aplicativos e redes sociais. Será lá nesse espaço digital que a população poderá ter por parte das administrações respostas mais rápidas, eficientes e com menor probabilidade de erros. Será como fazer uma construção de uma sede com todos os seus departamentos, porém virtual.



É claro que cada governo analisa a importância de acordo com o que definiu em seu plano de governo. Hoje podemos analisar mesmo de forma vagarosa alguns exemplos de serviços públicos no espaço digital que não podemos mais abrir mão: matrículas escolares, IPTU, IPVA, taxas, certidões; quantas filas diminuíram com esse serviço pela internet e outros mais.



Porém ainda é muito tímida e desorganizada a forma de estar no espaço virtual. No ambiente online a comodidade e a precisão são os maiores pontos positivos ao passo que no atendimento pessoal, direto, é preciso simpatia, qualificação, as respostas demoram e ainda o horário de expediente ainda não corrobora para a correria do dia a dia.



A quantidade de problemas que são minimizados e a economia que gera no atendimento, torna muito viável para as gestões públicas se concentrarem em criar canais de comunicação diretos com o cidadão. Hoje é possível conectar com públicos segmentados por faixa etária, idade, setor econômico e social, isso é um privilégio, pouco utilizado nos Governos e Prefeituras.



É importante abrigar o maior número de informações em portais eles são a sede dos governos, mas é fundamental também um lugar para dialogar e obter informações. As redes sociais precisam de profissionais que conheçam o planejamento da gestão e as etapas de cada área, o antigo administrativo que ficava no balcão agora precisa atender online.



Hoje temos vários sites muito completos e interessantes aqui no Brasil e fora daqui, o novo governo da Prefeitura do Rio de Janeiro está tão adiantado que já lançou o seu manual de boas práticas e recomendações em Mídia digital. O conteúdo dessa iniciativa é responder a uma demanda brasileira para o desenvolvimento da cultura digital na gestão pública e ainda mostrar as várias formas que tem já de dialogar com o munícipe.



Quanto melhor for a eficiência do governo na comunicação, menos desencontro de informações e maior credibilidade da gestão.



 



Maria Antonia Ribeiro Gonçalves é publicitária




Envie seu Comentário

Publicidade
Olho Magico
Com tantos candidatos, há a tendência de os eleitores — porque a mídia eletrônica, rádio e TV, priorizam as candidaturas majoritárias, de presidente, governadores e senadores — desprezarem o pleito proporcional, aquele que elege os deputados, federais e estaduais.
Publicidade
Foto Materia
O Brasil passa por grandes problemas políticos, econômicos e sociais, como nunca se viu em toda sua história.
Publicidade