Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

40% das empresas brasileiras não estão preparadas para o futuro do trabalho

A inovação e a velocidade das mudanças foram discutidas no CEO Fórum, evento online da Amcham Curitiba

40% das empresas brasileiras não estão preparadas para o futuro do trabalho 1

O mercado está cada vez mais competitivo e complexo. Além disso, a pandemia da covid-19 acelerou algumas mudanças que já estavam previstas pelos líderes empresariais como a mudança e local de trabalho e a adaptação de instituições para atender demandas à distância.

No CEO Fórum, evento online promovido neste mês pela Amcham em Curitiba, em parceria com Amcham Joinville e Amcham Porto Alegre, o tema foi justamente a rapidez dessas mudanças e suas consequências. ‘‘Entender essa era do conhecimento e essa velocidade é muito importante para a nossa capacidade de adaptação. Essa capacidade e a de transformação são decisivas para qualquer tipo de organização’’, afirma a CEO da Falcone Consultoria, Viviane Martins.

Segundo Viviane, historicamente, as empresas brasileiras têm uma boa capacidade de adaptação e superação, o que pode ajudar a economia no período pós-pandemia, que já começa a ser imaginado pelas companhias.

De acordo com a CEO, baseada em pesquisa da Falcone Consultoria, quatro em cada dez empresas brasileiras acreditam que não estão preparadas para o futuro do trabalho. ‘‘Isso se deve a três fatores: a dificuldade de capacitação das lideranças e dos seus profissionais; de uma cultura organizacional não preparada para esse novo momento; e a necessidade de investimento em tecnologia e inovação’’, conclui.

Para o presidente da instituição financeira cooperativa Sicredi, João Tavares, a pandemia ajudou nessa aceleração. ‘‘As pessoas estão tendo mais mobilidade, mais liberdade de escolha, porque os leques precisaram se abrir’’, diz. ‘‘Instituições financeiras, por exemplo, que serviam apenas para passar recursos do ponto A para o ponto B ou apenas fazer coisas operacionais, agora precisam ter um significado para aquele ecossistema econômico em que elas estão inseridas’’, afirma.

Inteligência para compreender o mercado

Os desafios impostos pelas mudanças trazidas pela pandemia também atingiram o setor automobilístico. Segundo o presidente da General Motors na América do Sul, Carlos Zarlenga, a área está focada nos veículos autônomos. ‘‘Além disso, a eletrificação é o passo necessário para que os veículos autônomos realmente se tornem realidade e rotina. Essa eletrificação foi acelerada por conta da pandemia e isso já está acontecendo, principalmente, nos Estados Unidos, na China e na Europa’’, afirma.

Além disso, Zarlenga ainda declarou que, até o final de 2020, a GM está colocando, em São Francisco [nos Estados Unidos], com aprovação legal, carros na rua, sem motoristas, sem pedais, sem volante, 100% autônomos.

De acordo com a coordenadora regional da Amcham Curitiba, Isabella Francesquini Slompo, essas atualizações das empresas tendem a ficar cada vez mais aceleradas. ‘‘É fundamental que as empresas desenvolvam uma inteligência para acompanhar o mercado’’, diz. ‘‘A agilidade se provou mais que necessária para enfrentar barreiras como a pandemia da covid-19 e, empresas como o Sicredi, a General Motors e a Falcone Consultoria provam o que a Amcham já vem dizendo desde o começo dessa nova era: quem não se atualizar sempre, fica para trás’’, conclui a coordenadora.

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completa 20 anos no Paraná e terá uma programação especial para seus associados.

 

Scroll Up